Kyubi System © is an engineering company specialized in RFID technologies.
T (34) 932 615 300
Email: info@kyubisystem.com
Kyubi System ©
Carretera del Mig, 54. Hospitalet de Llobregat, BARCELONA
Considerada uma tecnologia limitada
Leitura de etiquetas RFID
Vários formatos de código de barras coexistem na indústria, com novas aplicações desde o surgimento dos formatos bidirecionais.
Entre as principais características está a economia desta solução, e sua acessibilidade, já que é possível fazer leituras de qualquer smartphone e gravá-las instantaneamente na nuvem pela internet.
O código de barras possui uma série de inconveniências que nos fazem considerá-la uma
tecnologia limitada:
• Precisa de intervenção humana
• As leituras podem ser difíceis
• Há uma incompatibilidade em seus formatos
• Seu conteúdo alfanumérico é fixo e não tem possibilidade de ser modificado
Na identificação por radiofrequência, a etiqueta RFID detecta um pulso eletromagnético através de sua antena que é então transmitido ao microchip para processar o sinal.
Posteriormente, o referido impulso é devolvido ao transmissor com essas variáveis programadas na pequena memória do chip. Algumas vantagens deste sistema de identificação são:
• A intervenção humana não é necessária
• Várias leituras muito rápidas
• Cada etiqueta é identificada individualmente
• Tem a capacidade de armazenar informações
• Pode ser regravado inúmeras vezes
• Possui um alto grau de segurança
Possivelmente a maior desvantagem é a leitura individual e de curta distância de cada etiqueta. Por ser uma tecnologia de reconhecimento óptico, é muito provável que encontre dificuldades físicas relacionadas à velocidade, distância ou qualidade de leitura.
A simultaneidade e velocidade das leituras, até 1000 por segundo, são possivelmente as principais vantagens, obtendo-se resultados em menor tempo economizando custos e esforço. Através de um dispositivo PDA é possível realizar o controle de estoque em um tempo mínimo e localizar individualmente cada item graças ao identificador único que cada etiqueta carrega.
As leituras passivas de RFID (etiquetas sem baterias) podem ser feitas a até 8 metros de distância, de acordo com os dispositivos utilizados. E funcionam 24 horas por dia 7 dias por semana a um custo muito baixo. A consequência imediata de tal instalação seria ter controle de estoque em tempo real. Porque leitores e antenas nunca param de funcionar, as etiquetas recebem e retornam o sinal enquanto estão dentro do alcance.
Para combinar o estoque com as expedições os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) podem gerenciar os fluxos de um armazém de acordo com os parâmetros que o próprio sistema reconhece, com base nos eventos físicos de leitura e não leitura, como na identificação de entradas ou saídas.
Considerando que cada etiqueta RFID pode ser identificada individualmente ao longo dos diferentes pontos da cadeia, não só será possível gerir as entradas e saídas em tempo real como também possibilitar novas aplicações como a localização física de um determinado artigo, alertas derivados de expedição, erros ou autorizações, controle de pedidos, prevenção de roubo e redução de estoque oculto.
Quando se tem informação de qualidade fica muito mais fácil utilizar a informática nos cruzamentos de dados que lhe interessam para otimizar a gestão de mercadoria de uma empresa.
Por exemplo, um sistema pode deduzir que uma saída foi produzida triangulando a intensidade do sinal obtido por 2 antenas diferentes estrategicamente localizadas em uma planta de armazém.
Conhecendo antecipadamente um fluxo logístico de uma determinada mercadoria podemos trabalhar com o método de captura de dados mais conveniente para cada etapa: RFID fixo/móvel, código de barras, Bluetooth ou GPS.
Para cumprir o objetivo de nunca armazenar informações valiosas na nuvem, todos os dados relevantes de uma remessa, podemos armazenar pequenas informações na etiqueta RFID, como data, hora, quando e onde o pacote será entregue sem conexão com a internet. Para recuperar os dados, é possível programar a memória do chip e sua recuperação para ser feita na próxima leitura ou conexão.
Como trabalhamos com informações, poderemos determinar o tempo entre uma leitura e outra, entre uma rota e outra, a velocidade estimada entre partida e chegada e muito mais.
Estamos preparados para converter dados brutos em dados comerciais e extrair a inteligência de negócios que nos permite identificar, medir e consequentemente melhorar.
Como trabalhamos com informações, poderemos determinar o tempo entre uma leitura e outra, entre uma rota e outra, a velocidade estimada entre partida e chegada e muito mais.
Estamos preparados para converter dados brutos em dados de negócios e extrair a inteligência de negócios que nos permite identificar, medir e consequentemente melhorar.
As etiquetas passivas com bateria auxiliar são como o nome indica; Etiquetas RFID equipadas com uma bateria. Esta fonte de energia complementar permite que os microcircuitos do chip sejam ativados e possibilitem uma variedade de funcionalidades:
• Agende leituras periódicas
• Emite um sinal mais poderoso
• Ativado por sensores
• Armazena as informações recebias pelos sensores
Ao combinar uma etiqueta BAP com um simples sensor de temperatura, o chip coletará dados a cada determinado período de tempo, de acordo com a programação que foi configurada nele. No caso da identificação de mercadorias refrigeradas será muito útil para registrar e controlar sua exposição a temperaturas inadequadas ao longo da cadeia de frio. Esta opção é comum em remessas de alimentos como peixes congelados, vinhos ou carnes de altíssima qualidade
• Agende leituras periódicas
• Emite um sinal mais poderoso
• Ativado por sensores
• Armazena as informações recebias pelos sensores
Reading 7/7/19 20:30:56 pm
Um carregamento de atum congelado individualmente identificado com etiquetas de temperatura BAP atravessa o oceano durante várias semanas.
Reading 8/7/19 10:30:56 am
O chip está configurado para fazer uma leitura a cada 30 min. O relógio interno vai acordar e registrar todas as temperaturas no chip.
Reading 8/7/19 17:30:01 pm
Em um determinado momento, o calor é muito alto e a temperatura exata que foi registrada pode ser associada ao momento da cadeia em que ocorreu.
Lembre-se de que cada etiqueta possui um identificador único (Uid), e, portanto, você pode identificar e associar cada artigo diretamente com as informações externas que o afetam.
Além de certificar o cumprimento do padrão de qualidade, também permitirá conceder um maior grau de segurança evitando possíveis fraudes e falsificações, permitindo a limitação de volumes e controle de lotes e mercadorias.