A tecnologia RFID entrou em nossas vidas para revolucionar a forma como trabalhamos e implementamos processos produtivos de forma simples sem muito esforço e custo extra.
Se ainda não o conhece, dir-lhe-emos que este tipo de tecnologia é um sistema de identificação de produtos que oferece grandes vantagens em relação aos códigos de barras tradicionais e outras tecnologias.
O RFID usa ondas de rádio para se comunicar com um microchip que pode ser colocado em uma etiqueta RFID.
Pagamento de estacionamento, cartões de crédito, controlo de stocks, cruzamento de autoestradas, identificação de perdas de inventário… Este tipo de tecnologia está muito mais presente do que pensa. Além disso, esse tipo de sistema permite salvar informações relevantes; muito mais informações do que podem ser armazenadas com códigos de barras comuns.
Agora que você sabe em que consiste esse tipo de sistema, pode estar se perguntando se realmente pode se beneficiar dele em seu setor profissional. Portanto não espere mais e descubra se a tecnologia rfid é para você ou não.
A RFID é para você?
Seja qual for o seu setor, a tecnologia RFID trará vantagens que dificilmente você conseguirá obter com outro sistema de leitura e rastreabilidade similar.
Quando você aposta no progresso e na tecnologia, o setor que faz parte da sua profissão ou negócio não importa tanto. O que é realmente significativo é ter soluções reais que o ajudem a melhorar a produtividade e a qualidade.
Neste contexto, apenas alterando o tipo de hardware ou etiqueta e a forma como o software processa os dados, podemos fazer com que uma aplicação RFID destinada, por exemplo, ao setor industrial, se adapte perfeitamente a outros setores, como o de transporte E isso, apenas, é um exemplo.
Graças ao avanço da tecnologia e adaptabilidade, este tipo de sistema evoluiu de forma tão exponencial que pode ser lido em qualquer tipo de matéria-prima. Um fator determinante que o torna perfeito para incluí-lo em qualquer tipo de atividade para realizar uma gestão eficiente e eficaz de seus processos.
Além disso, outra de suas vantagens é que, embora envolva um certo investimento inicial, é recuperado em pouco tempo, portanto dificilmente envolve esforço e custo extra.
Operação do sistema RFID
Uma tecnologia tão moderna traz atrás de si um processo avançado.
- Quando a mercadoria, produto ou item passa pelo sistema, a antena é capaz de detectar a etiqueta inteligente.
- Emite um sinal que validará as informações daquele tag.
- O leitor que receber o sinal enviará as informações para o sistema do cliente através de uma API com seu ERP (Dynamics, Oracle, SAP ou qualquer banco de dados).
- Este sistema é capaz de ser atualizado no momento para oferecer leitura e rastreabilidade precisas e em tempo real.
Possíveis aplicações da tecnologia RFID
RFID para armazéns
Com o sistema RFID você poderá monitorar cada produto que entra, sai ou é distribuído do seu armazém. Desta forma, você poderá esquecer possíveis falhas, erros humanos ou danos causados por outros tipos de sistema de gerenciamento de armazém.
RFID na indústria alimentar
Verifique a data de validade e a embalagem de qualquer alimento; Além disso, devido a este tipo de tecnologia, poderá saber onde foi fabricado e distribuído. Se algum alimento não chegar em boas condições, você identificará exatamente quem é o responsável por ele.
RFID no setor de saúde
Graças ao sistema RFID você pode controlar medicamentos ou exames médicos e pacientes, como equipamentos médicos, leitos hospitalares, etc. sempre. Respeitando em todos os casos o LOPD já que os sistemas se comunicam com códigos e não com os dados do paciente.
A logística interna do hospital com o material implantável é resolvida de forma praticamente automática com o Rfid.
RFID no setor educacional
Controle o catálogo de livros disponíveis no momento. Você poderá saber quando um livro deve ser devolvido e até descobrir dados interessantes, como tendências atuais.
Algo especialmente útil para livrarias.
RFID no setor pecuário
Graças a este sistema você poderá ter total controle sobre os animais de sua fazenda. Controlando dados tão importantes como peso, alimentação, vacinas ou tempo de abate.
RFID no setor industrial
O sistema RFID permite automatizar processos e reduzir erros humanos ou tempos de execução.
Com conexões aos sistemas de gestão de produção ou armazém, resolve com eficiência gargalos, captura de dados da planta e logística interna.
RFID no setor de comércio
Identifica a origem de uma peça de vestuário, os seus materiais ou o stock disponível de um determinado tamanho em qualquer uma das lojas ou armazéns.
Tudo o que é necessário para garantir uma experiência única ao cliente.
Estes são apenas alguns exemplos de como você pode usar um sistema RFID.
Como vê, as suas vantagens não têm limites e agora também pode beneficiar de todas as suas funcionalidades para melhorar e aumentar a rentabilidade e produtividade da sua empresa.